terça-feira, 19 de junho de 2012

Nós e os micro-organismos.

Excelente reportagem da Folha Saúde nos traz informações do Projeto Microbioma Humano, financiado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA. Muitos artigos do estudo estão disponíveis na revista Nature. Nos estudos foram utilizados sequenciamento de material genético dos micro-organismos. O objetivo era estudar melhor as populações microbianas que colonizam o corpo humano.
Conclusões do estudo:
  •  Somos colonizados por 10 mil diferentes espécies de micro-organismos.
  •  Diferentes órgãos possuem diferentes populações.
  • Todos podem possuir potencialmente micro-organismos patogênicos, entretanto em pessoas saudáveis eles vivem em harmonia com os os outros micro-organismos.
  • Os micro-organismos são muito importantes no processo de digestão, quebrando proteínas, lipídeos e carboidratos, bem como  produzindo vitaminas.
James Versalovic (famoso pesquisador em microbiologia), pesquisador do projeto e chefe do departamento de patologia do Texas Children's Hospital, nos EUA, afirma que a maioria dos micróbios no corpo não causam doenças. "Esperamos que com esses dados as pessoas fiquem menos paranoicas e não usem antibióticos ou sabonetes bactericidas para tudo. Interferir no equilíbrio do microbioma pode causar mais danos que benefícios."
              Achei muito importante este comentário, o equilíbrio da ecologia microbiana também é tão importante quanto o equilíbrio da ecologia dos eucariotos.
 
Leia mais em: http://folha.com/no1104001

domingo, 10 de junho de 2012

Bactérias magnéticas podem ajudar a fabricar "biocomputadores".

Bactérias magnéticas poderiam ser usadas na fabricação de computadores biológicos no futuro, segundo pesquisadores britânicos e japoneses. Cientistas da Universidade de Leeds, na Grã-Bretanha, e da Universidade de Agricultura e Tecnologia de Tóquio, no Japão, estão fazendo experimentos com micróbios que se alimentam de ferro. Uma vez ingerido pelos micróbios, o ferro é transformado em pequenos ímãs, semelhantes aos que são encontrados em discos rígidos de computadores. De acordo com os pesquisadores, a pesquisa, que foi divulgada na publicação científica "Small", pode permitir a fabricação de discos rígidos muito mais rápidos. As bactérias Magnetospirilllum magneticum, utilizadas na pesquisa, são micro-organismos naturalmente magnéticos, que costumam viver em ambientes aquáticos em regiões abaixo da superfície, onde o oxigênio é escasso. 

Leia mais em: Folha Ciência (http://www1.folha.uol.com.br/bbc/1087169-bacterias-magneticas-podem-ajudar-a-fabricar-biocomputadores-dizem-cientistas.shtml).

E ai gente, lembraram desta bactéria da aula de magnetotaxia ?